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Como hidratarte sem beber água

A água é fonte de vida. Quantas vezes você ouviu essa expressão? E quantas dessas vezes você já parou para pensar o que realmente significa?


Como sabe, o nosso organismo é composto por 60% de água, por isso a hidratação é indispensável para assegurar o correcto funcionamento de todos os nossos órgãos. Resumindo: sem água não funcionamos. Daí que qualquer dieta ou plano alimentar inclua sempre a recomendação de beber pelo menos um litro e meio de água por dia.


Não devemos esquecer, além disso, o seu potencial para contribuir para a perda de peso, já que favorece a limpeza interna do organismo, o que implica que a absorção dos nutrientes é mais eficaz e a eliminação do que não precisamos.


No entanto, parece que não é tão fácil de seguir estas indicações e muitas vezes temos que forzarnos a ingerir copos de água quando não temos sede. Mais de um prefere os refrigerantes ou bebidas doces para acompanhar as refeições ou até mesmo para matar a sede entre horas. Evidentemente, o consumo destas bebidas não substitui o de água mineral, pois suas propriedades hidratantes são muito menores e o seu elevado teor em açúcar contribui com calorias vazias que só farão com que engordemos.


Felizmente, existem alternativas para a água natural , que são igualmente nutritivas, depurativas e saudáveis, algumas com um ponto de sabor que pode facilitar a ingestão. Aqui tem algumas:


Plant waters



São o último entre as dietas das celebridades e parece que em breve chegarão aos nossos supermercados. Rotuladas como superbebidas, as ‘plant waters’ surgem de mudar o método de extração da água de coco para outras plantas. Trata-Se, portanto, de seiva espremido das folhas ou troncos de plantas como o vidoeiro, o aloe vera, o bordo, a cabeça ou mesmo o cactus. Destacam-se pela sua capacidade de hidratar o corpo rapidamente, graças ao alto conteúdo de nutrientes e sais minerais. Também contribuem para reduzir o colesterol, a desintoxicar e melhorar a elasticidade da pele.


Há que ter cuidado, porque alguma delas contém um nível de calorias elevado, e o que se recomenda é estudar a fundo as propriedades particulares de cada um para estar seguros de que estão conformes com as nossas expectativas.


Água com óleo



Se bem que sempre se disse que esses dois ingredientes se repelem entre si, o certo é que adicionar algumas gotas de óleos essenciais de sabores para o seu copo de água podem transformá-lo em uma bebida muito agradável, uma vez que nutritivo.


Água com frutas



Tão simples como adicionar alguns pedaços de maçã ou de pepino com um pouco de adoçante e deixar macerar. O resultado é uma bebida refrescante, doce e natural, que nada tem que invejar os refrigerantes e que, além disso, é muito mais saudável.


Chás e infusões



Os chás e infusões fazem parte de nossa cultura e de tantas outras praticamente desde as origens da humanidade. Isso nos dá uma pista de seu poder hidratante e do valor de seus benefícios para a saúde de nosso organismo. Por seu aporte de vitaminas e minerais, são a receita mágica para prevenir doenças, do mesmo modo que aceleram o metabolismo e favorecem a perda de peso.


Quentinhos no inverno e com gelo no verão, os chás e infusões devem fazer parte de qualquer dieta saudável e são uma boa alternativa para a água mineral.

Luis Pablo

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